Quando a capa é bonita

lunettes-julgando-livros-1

Sim, eu julgo livros pela capa e já comprei vários por achar a “cara” dele interessante. Eu sempre soube do fato de que capas legais me atraíam e de que elas contavam alguns pontos na hora da escolha de um livro. Daí um belo dia resolvi analisar e ver quantos exemplares eu já tinha comprado só por causa da apresentação deles e decidi escrever sobre o assunto aqui no blog. Selecionei 4 bonitos que ilustram bem meu apreço por capas legais.

lunettes-julgando-livros-2

O meu caso de amor com a capa do Imagem Dupla foi imediato. Na época em que comprei ele, se não me engano foi em meados de 2012, estava com uma vontade enorme de ler alguma coisa que envolvesse fotografia mas sem dados técnicos, um romance, por exemplo. Fui em uma feira de livros que percorre vários lugares do Rio e o encontrei lindo e belo custando APENAX R$4. De cara já achei a capa incrível, curti as cores e decidi que iria comprá-lo de qualquer forma, mesmo que o enredo não me chamasse tanta atenção. Li a sinopse e para a minha surpresa lá estava a estória romântica-fotográfica que eu procurava no momento e ainda com uma capa lindona. Ainda não consegui terminar de ler o bendito porque quando pego ele pra ler sempre compro outro livro e acabo o deixando de lado, mas vou concluir a leitura e espero fazer um post sobre ele, já que o livro é muito bom.

Referências: Imagem Dupla – David Morrell – Editora Rocco

lunettes-julgando-livros-3

A capa do Celebutantes é uma das minhas preferidas. Não tem nada de tão extraordinário na imagem da moça bebendo champanhe de canudos mas eu acho ela uma graça. O livro tem um quê de Gossip Girl, deu pra sentir isso na sinopse. Um fato é que o livro também está na minha (grande) lista de leituras pendentes. Mas voltando ao quesito capa, acho a composição mesmo que simples da imagem, muito bem concebida e que parece resumir bem o desenrolar do enredo.

Referências: Celebutantes – Amanda Goldberg e Ruthanna Khalighi Hopper – Editora Rocco

lunettes-julgando-livros-4

Esse foi o livro que eu mais julguei pela capa até agora. Passei às pressas numa livraria que vende exemplares novos e seminovos por R$2 e R$3 aqui no Rio (pretendo fazer um post sobre ela) e vi o Arte e Mentiras na prateleira. Eu gostei tanto da cartela de cores da capa, da imagem em si, que nem li a sinopse e comprei. Quando estava vindo pra casa é que fui parar pra ver qual era a do livro e descobri que ele é um romance. Não passava nem perto do que eu imaginei que fosse. Tinha a intenção de começar a lê-lo na semana passada mas acabei comprando o ‘A arte de escrever’ do Schopenhauer e larguei da ideia.

Referências: Arte & Mentiras – Jeanette Winterson – Editora Rocco

lunettes-julgando-livros-5

Tem como não amar essa capa? Acho que não. Não resisti quando vi essa gatinha fofa “me olhando” e comprei o Cleo mesmo tendo um bando de livros pra ler. A história do livro é linda e a sinopse já faz você ter certeza de que vai se emocionar ao lê-lo. Comprei ele há alguns meses mas assim como os outros, ainda não o li, estou muito negligente, eu sei. A simplicidade e a fofura da capa me encantaram, de qualquer forma iria comprá-lo, nem que fosse pra deixar o libro enfeitando minha prateleira.

Referências: Cleo – A história de uma gata que ajudou a curar uma família – Helen Brown – Editora Agir

Então gente, esses foram alguns dos livros que comprei principalmente por causa das capas. Acho que não sou a única que já fez/faz isso. Me contem quais foram os livros que vocês “julgaram” pela apresentação.

Beijos

12 comentários sobre “Quando a capa é bonita

  1. Assumo que também julgo o livro pela capa. E esses que você postou, as capas são lindas!
    A que eu mais gostei foi a da menina tomando champanhe, achei a paleta de cores muito bonita.
    Beijo

  2. compro livro pela capa, aplicativo pelo ícone, coisas pela embalagem. eu vivo fazendo isso. hahaha adorei a capa dos 2 primeiros livros e conta onde que é esse lugar que vende livros a $2 e $3 pra qd eu for visitar meu pai ai no Rio eu visitar a livraria tb. 😀

    1. Menina, eu também faço essas coisas. Não consigo resistir hahahaha.
      A livraria que vende os livros por R$2 e R$3 ficam nas unidades do Rio Poupa Tempo em São João de Meriti, Bangu e São Gonçalo, se não me engano. Tô pensando em fazer um post com as informações completinhas pra galera aproveitar essa lindeza.

      Beijos

  3. olha q eu me atraio pela capa, mas se o assunto é meio fraco eu fico tipo “ah que pena, capa linda..” e nunca levo hahahah poucas vezes comprei só pela capa, acredita? acho interessante essa surpresa q vc faz pra vc mesma quase.. tipo esse de Artes e Mentiras.

    1. Esse lance da surpresa em muitos casos é bem legal, você acaba se surpreendendo. Vou fazer um post sobre um livro que comprei por causa do nome e o li em um dia. Claro que às vezes dou com os burros n’água e não curto tanto o livro, mas quando é bom fico feliz.

      Beijos

  4. Muito criativo esse post, sofro com isso as vezes e confesso que me decepcionei muito pouco, na verdade fui mais feliz do que triste! Adorei essa capa da Artes e Mentiras! Que lugar do Rio fica essa livraria?
    Bjooos

    1. Eu também, até agora fui mais feliz do que triste com essas coisas de julgar um livro pela capa. Ela é linda né? Eu sou suspeita pra falar qualquer coisa, porque né… hahahaha
      A livraria, na verdade, nem sei se posso chamar assim, porque é um projeto do Governo do Estado, mas enfim, ela fica em três lugares do Rio: em Bangu, na zona oeste, São Gonçalo na região metropolitana e em São João de Meriti na Baixada Fluminense.

      Beijos

  5. Sou apaixonadíssima por capas de livros! Já comprei livros por causa da capa mil vezes, principalmente os da Cosac Naify que são TODOS maravilhosos! Tomara que esse Arte e Mentiras seja bom, né? Acho que também ficaria tentada a levar, a capa é lindíssima!

Deixe um comentário

