Brasilidades que os gringos devem conhecer (e aproveitar!)

Demorei um pouco pra escrever este post que pertence a Blogagem Coletiva de junho do Rotaroots (mais infos sobre o grupo lá no fim do post). Confesso que fiquei pensando em quais “brasilidades” escolher e selecionei as quatro que eu gostaria que a gringada que está no Brasil pra Copa (porque ela tá rolando muito) experimentasse.

– Paçoca

insta

Não existe doce mais maravilhoso nesse Brasil do que a querida paçoca. Já disse em outro post que não tenho muito amores pro chocolate, minha paixão toda está canalizada pro docinho de amendoim. Sou daquelas viciadas mesmo, quando estou no ônibus e algum vendedor que ‘pede desculpa por atrapalhar o silêncio da minha viagem’ aparece vendendo um saquinho com 4 por R$1 eu fico louca. Alô gringos, larguem um pouco o brigadeiro e comam paçoca! ps: Não ganhei nem um potinho de paçoca-rolha pela propagandinha da foto que postei no instagram (@thamiresmvasc).

– Guaraná Jesus

lunettes-brasilidades-1

A sociedade mundial precisa conhecer este refrigerante. O gostinho de tutti-frutti da bebida made in Maranhão é bom demais. Há quem ache muito doce ou enjoativo, mas sinceramente, eu acho bem delicinha. Na real, o Guaraná que não lembra nem um pouco o guaraná que estamos mais acostumados. O tal refrigerante não é encontrado com tanta facilidade por aí. Aqui no Rio por exemplo eu só sei que na Feira de São Cristóvão tem e ele está presente em várias barraquinhas. Gringada, vale conhecer o famoso guaraná cor-de-rosa.

– Comer pastel na feira

lunettes-brasilidades-2

Não sei os estrangeiros que vem ao Brasil costumam lotar as feiras, só sei que comer um pastel com um suco de maracujá ou caldo de cana é maravilhoso. Acho quem visita outro país ou cidade e quer fazer aquela imersão boa numa rotina diferente deve visitar as feiras e mercados populares dos locais. A riqueza de artesanato e de comida gostosa e local que pode se encontrar é incrível. Partiu comer pastel na feira mais próxima!

– Converse com um brasileiro

lunettes-brasilidades-3

Eu sei que deveria falar sobre não-clichês, mas acho que a comunicação é um dos clichês mais interessantes que existem. Brasileiro é um povo falante, mesmo que não sejamos simpáticos e comunicativos 24 horas por dia, sabemos como receber os turistas e não somos de ignorar as pessoas. Aqui no Rio é mais do que comum você esbarrar com um gringo perguntando sobre a estação de metrô mais próxima ou querendo que você tire uma foto deles em frente ao Maracanã. Se você querido gringo, arranhar um português ou for bom de gestos, não perca a oportunidade de conversar com um brasileiro, nós sempre temos algo a contar, nem que seja pra falar sobre a temperatura do dia ou que as coisas estão caras.

Esta foi a minha pequena e humilde lista de brasilidades. O que vocês apresentariam para os gringos?

Este post faz parte da blogagem coletiva do Rotaroots, um grupo de blogueiros saudosistas que resgata a velha e verdadeira paixão por manter seus diários virtuais. Quer participar? Então faça parte do nosso grupo no Facebook e inscreva-se no Rotation.

Beijos

12 comentários sobre “Brasilidades que os gringos devem conhecer (e aproveitar!)

  1. Gostei do seu Post, só mudaria a marca da paçoca, pq a Paçoca AMOR é muito mais Paçoca!

    PS: Ainda não senti amor por esse Jesus ai…mas ele é criador, pq contrariar!

  2. ahh obrigada thami 😀
    serio? seja bem vinda então, que visite mais vezes o Japona, vou adorar a sua visita 😀
    Nossa eu não vi essa blogagem no grupo ahahah eu to bem ruim em postar as blogagens do grupo, mas tudo bem, concordo com todos os itens que você colocou, paçoca é muito bom ahahahaha

    nossa pastel, ADORO ahahaha
    adorei o post thami 😀

    beijinhos :*

  3. todo mundo fala da paçoca amor, mas aqui no Rio só tem paçoquita.. acho q elas setorizaram os mercados pra ngm sair perdendo hahahaha

    isso me fez lembrar um video na internet com os gringos comendo nossas comidas tipicas tipo guaraná, paçoca, geleia de mocotó.

    1. Nunca vi dessa paçoca aqui, vou dar uma procurada na Feira de São Cristóvão pra ver se encontro. Com certeza deve rolar essa setorização mesmo, só pode! hahaha
      Guaraná também é outra coisa que eu deveria ter acrescentado na lista, amo! I LOVE GUARAVITA FOR EVER ❤ hahaha

      Beijos

  4. Muito bacana, Thamires!
    Eu não tô indo muito ao Rio e por isso dificilmente esbarro com gringos. Acho meio boboca ir caçar eles só porque é Copa, mas ajudo sempre que tentam se comunicar comigo na rua.
    E paçoca, sim senhora, é o melhor doce já inventado! Vai bem em tudo ❤

    1. A cidade tá tão lotada de gringos que em todo lugar você encontra, chega a ser estranho. Fui em Copacabana essa semana e a minha impressão era de que todas as pessoas que estavam na praia eram gringas. A areia estava tomada de arrentinos, uma loucura!
      Paçoca é vida, amor verdadeiro, amor eterno ❤
      Beijos

Deixe um comentário

