Um lugar para amar no Rio: Biblioteca Parque Estadual

O Rio de Janeiro é uma cidade apaixonante, sério mesmo. Apesar de todos os problemas de violência, estrutura e que são comuns em qualquer metrópole. Moro na região metropolitana, em um município pertinho do Centro comercial do Rio e sempre que posso dou um pulo lá pra visitar novos espaços ou bater ponto nos preferidos.

Um belo dia, estava indo pra Mostra de Jazz, Arte e Gastronomia que rola na Rua do Lavradio (em breve vai rolar post sobre ela) pra fazer um trabalho fotográfico para a faculdade e dei de cara com aquele prédio branco de arquitetura moderna que me chamou atenção. O tal lugar é a Biblioteca Parque Estadual, um edifício encantador que fica na Avenida Presidente Vargas, no coração do Centro.

lunettes-biblioteca-parque-estadual-1

Os atrativos da biblioteca são vários e vão muito além dos livros. Existem vários espaços multiuso, cabines pra assistir filmes, séries e documentários que ficam a sua disposição, uma decoração com muitas cores, computadores com acesso à internet pra você estudar e fazer o que quiser, puffs e poltronas superconfortáveis. Enfim, o lugarzinho é como um oásis em meio a loucura da região central do Rio.

DSC_0193

DSC_0194

DSC_0227 (2)

A organização da biblioteca foi um outro ponto que me chamou atenção. A recepção, os porta-volumes, os vários ambientes, tudo é muito bem coordenado. Outra coisa legal é que todo o material presente nas estantes são extremamente acessíveis dentro e fora das dependências branquinhas. Caso você esteja lendo um livro e precise ir embora pra não ficar presa em um possível engarrafamento na Avenida Brasil (oi oi oi!), é só fazer um cadastro que precisa de documento de identificação e comprovante de residência pra poder terminar de ler o bendito em casa. Como não amar?

Minha visita à Biblioteca foi em um dia de sábado por volta das 18:00. Engana-se quem pensa que o espaço estava vazio. As várias mesas individuais e para grupos estavam com bastante gente. Pessoas estudando Direito, Medicina, cheias de livros e com o santo Google aberto em seus notebooks. Juro que se eu morasse mais perto do Centro iria estudar lá ao menos uma vez por semana, sério mesmo.

DSC_0240 (2)

Até o dia 15 de junho está rolando lá na Biblioteca uma exposição sobre o centenário do querido Vinicius de Moraes. A mostra conta com painéis que falam de sua vida, móbiles com páginas de seus livros, vídeos e instalações cheias de modernices pra levar o amor da poesia de Vinicius para todos. Uma das coisas que eu mais gostei foi o balcão com blocos de várias obras do poeta. É só escolher entre as folhas com sonetos  e tirar uma pra levar de recordação, muito amor ❤

lunettes-biblioteca-parque-estadual-2

Indico a Biblioteca Parque de olhos fechados para quem quer um cantinho perfeito pra estudar e também distrair a mente.

A Biblioteca Parque Estadual funciona de terça a domingo das 10:00 às 20:00. Para mais informações sobre o local é só dar um pulinho no site.

Beijos

Anúncios

Um comentário sobre “Um lugar para amar no Rio: Biblioteca Parque Estadual

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s